Filarmónica 

A Filarmónica Imaculada Conceição, da freguesia da Lomba da fazenda, foi fundada em 1893 pelo padre Francisco de Amaral, tendo este sido o primeiro regente, presidente e professor dos primeiros músicos.

Não sabemos ao certo o primeiro dia em que saiu a tocar em público, mas tudo leva a crer que terá sido a 8 de Dezembro de 1893, dia de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, sua padroeira.

Tem tido actividade cultural sem qualquer interrupção, uns anos melhores do que outros, prestando serviços em todas as freguesias do concelho e em toda a ilha, nas festas de igreja, nos impérios do Divino Espírito Santo e em várias outras festividades.

Já fez também vários intercâmbios com filarmónicas de outras ilhas dos Açores e do continente português. A 16 de Junho de 2001, a filarmónica gravou o seu primeiro CD.

Ao longo de mais de 100 anos a Imaculada Conceição possuiu várias direcções, sendo a actual presidida por Victor Sérgio Raposo Lima e composta por Altino Raposo Sousa, Rosa Brandão Arruda, Manuel Medeiros Simão,. Ernesto Fereira e Marina Silva.

A direcção artística está a cargo do maestro Almarim José. O número de executantes é de 34 elementos e a escola de música é frequentada  por  13 jovens.