Lomba da Fazenda

Lomba da Fazenda é uma freguesia portuguesa do concelho de Nordeste, com 14,83 km² de área e 844 habitantes (2011). Densidade: 56,9 hab/km².

Na freguesia situa-se um parque botânico, onde estão instalados povoamentos de plantas endémicas, conhecido por Parque do Pelado e também no Jardim Botânico da Ribeira do Guilherme. O Parque é um espaço de lazer e recreio, com diversas plantas endémicas, para além de interessantes formações geológicas expostas nas arribas circundantes.

A Lomba da Fazenda apresenta o maior povoado e nível de desenvolvimento a seguir a sede do Nordeste. Durante muitos séculos o rendimento das famílias da Lomba da Fazenda foi retirado do cultivo das terras: do milho e do trigo essencialmente, e com o decorrer dos anos, do cultivo de um pouco de tudo.

O nome da freguesia vem precisamente de uma fazenda agrícola que aqui possuía a família donatária da ilha de São Miguel. 

Hoje é a pecuária que sustenta grande parte da economia da freguesia, ocupando grandes extensões de mato virgem e os terrenos agrícolas de outros tempos.